Saiba quais são as lesões mais comuns causadas pelos treinos

Por /
28 setembro, 2017

Fazer exercícios é maravilhoso para a saúde, porém, é preciso sempre ficar de olho, para não acabar se machucando ao forçar os seus limites. Os exercícios físicos devem ser nossos aliados e ajudar na perda ou no controle do peso, e não um inimigo que prejudique o corpo. E foi pensando nisso, que separei por aqui quais são as lesões mais comuns causadas pelos treinos.

Vem dar uma olhada!

Como sempre digo por aqui, é preciso praticar exercícios físicos, mas sempre respeitando os limites do corpo e principalmente ficar de olho nos movimentos, já ate fiz um post por aqui sobre os erros mais cometidos durante o treino.

E aproveitando esse gancho e lembrando que tudo é uma questão de tempo, até se adaptar e poder pegar mais pesado, separei uma lista de quais são as lesões mas comuns causadas pelos treinos, para darmos uma atenção maior.

Veja só:

Contratura muscular

É causada pela falta de alongamentos antes e depois da atividade física. Os músculos ficam rígidos e mais curtos, dando a sensação de dor e dificuldade para mexer uma parte do corpo. As regiões que mais sofrem com a contratura muscular são as costas e o pescoço.

Cãibra muscular

Dentre as lesões causadas pelos exercícios, a mais comum, para quem costuma correr, é a cãibra muscular. Envolve a contração involuntária de alguns músculos, geralmente da batata da perna, que causam a sensação de dor intensa. Para prevenir, o ideal é sempre se alongar antes e depois da corrida, para preparar os músculos para a atividade física.

Entorse

Envolve o movimento de um ligamento além de seus limites, causando uma lesão. É comum nas articulações dos joelhos e tornozelos.

Lesão no cotovelo

A dor vem da parte externa do cotovelo. Inclusive, a lesão é muito ligada a quem pratica tênis, devido ao movimento repetitivo de dobrar e desdobrar o antebraço. Ainda assim, pode aparecer também para pessoas que pegam muito pesado na musculação. Para prevenir esse tipo de lesão, o ideal é aumentar aos poucos a quantidade de peso e o número de repetições do movimento, permitindo que o corpo vá se adaptando aos poucos.

Lesões mais comuns causadas pelos treinos

Tendinite

A tendinite pode aparecer  nos pulsos, tornozelos, joelhos, ombros ou cotovelos. É uma das lesões causadas por exercícios comuns, tanto em quem pratica corrida quanto naqueles que fazem musculação. A culpa aqui não é apenas da falta de alongamentos, como também de movimentos repetitivos incorretos e do excesso de peso.

Lesões no quadril

A dor no quadril pode ser apenas um indicativo de que você apostou em um treino mais pesado. No entanto, também pode ser um sinal de lesões mais graves na região. Algumas atividades, como a corrida e o levantamento de peso, causam sobrecarga na região do quadril, o que pode resultar em machucados.

Contusão

Uma batida forte em qualquer parte do corpo, que irá gerar uma lesão nos músculos ou tendões, comprometendo suas funções. A contusão resulta em uma inflamação e causa bastante dor e desconforto.

Lesões no joelho

O joelho também costuma ser afetado pela atividade física exagerada ou incorreta. A principal causa é a sobrecarga da articulação da região, que resulta em dor na parte da frente do joelho, e costuma aparecer após um longo período de tempo sentado ou em uma mesma posição. É preciso cuidado no exercício da cadeira extensora, já que irá trabalhar a articulação do joelho e pode vir a causar inflamações.

Lembre-se sempre de se alongar e não tenha pressa para aumentar o volume e intensidade dos exercícios, ok?!

Beijos!!!

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *