Pratique o mindfulness durante a corrida

Por /
26 outubro, 2017

Você conhece o mindfulness? Resumidamente, trata-se de uma forma de meditação que preza pela atenção plena ao seu corpo e às sensações físicas. Se você se perguntou como pode meditação e os exercícios físicos ter algo a ver, eu te explico! Veja só minhas dicas para praticar o mindfulness durante a corrida.

Para praticar o mindfulness, você não precisa necessariamente estar parado e em silêncio completo. Na verdade, se seu corpo estiver recebendo estímulos, a prática pode ficar até mais interessante. A meditação te tira dos pensamentos alheios, sejam eles sobre o que forem, e te coloca dentro de si mesmo, consciente de cada ação do seu corpo. Diversos estudos já comprovaram que essa prática reduz níveis de estresse e ansiedade, e por isso sou tão fã.

Durante a corrida, é comum se perder em pensamentos, especialmente quando já estamos acostumados com a rotina. Quem vive em cidade grande, então, pode parecer impossível não se distrair o tempo todo, lembrar de algum compromisso ou se preocupar com as responsabilidades. Só que, com tudo isso na cabeça, acaba atrapalhando o nosso desempenho! Isso inibe as técnicas corretas de movimentação e pode tirar o prazer que a atividade proporciona.

Então, praticar o mindfulness durante a corrida é vantajoso de todas as formas. Trouxe algumas dicas, para você utilizar na próxima vez que sair para correr, veja só:

Corra sem música

Eu sei que a música animada e ajuda a animar qualquer treino, e não há nada de errado nisso. Mas ela também pode te afastar bastante do mindfulness, e em algum momento você acaba sendo levado para outro mundo que não é nem mesmo o da música. Aproveite para se ligar nos sons do ambiente, como os pássaros cantando ou até mesmo a conversa distante das pessoas passeando na outra calçada.

Conte os passos

Um bom jeito de começar a entrar na onda do mindfulness é contando os passos. Estabeleça um limite (10, 30 ou 50, por exemplo) e conte até esse número, recomeçando depois. Esforce-se para retomar a contagem sempre que se distrair.

Mude o ambiente

Você já tem sua rota de corrida, ou mesmo uma academia, mas de vez em quando é bom tentar um lugar novo. Visite um parque, corra por ruas diferentes ou coloque a esteira no jardim por exemplo. Mesmo as mudanças simples, já ajudam a se concentrar em novos detalhes.

Fique desconectado

Pode parecer um pouco radical, mas tente sair para correr sem nada, além da sua água. Sim, isso inclui o celular e o relógio. Ao invés de se preocupar com a hora, ou acompanhar seu ritmo através de algum gadget, você pode se concentrar em manter o passo de acordo com você mesmo. Acelere e desacelere segundo os pedidos do seu corpo, não de um ritual pré-determinado.

Preste atenção em você

O mindfulness durante a corrida tem muito a ver com suas particularidades. Perceba como seus braços se movem, ou como é a sensação dos pés encostando e saindo do chão. Sinta sua respiração e batimentos cardíacos. Além de te acalmar, isso vai potencializar seus resultados!

Vamos tentar?

Me contem os resultados depois, por aqui!

Beijos!!!

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *