Por que devemos comer a salada antes da refeição

Por /
14 agosto, 2017

Você já deve ter ouvido de muitas pessoas, que o ideal é comer a salada antes da refeição, não é?! Mas você sabe se isso realmente é verdade e qual seria o motivo por trás disso? Decidi explicar por aqui quais são os motivos pelos quais comer a salada primeiro pode trazer benefícios para a saúde.

Veja só!

comece a refeição pela salada

Prepara o sistema digestivo

O sistema digestivo começa a funcionar ainda antes de engolirmos o alimento, através da mastigação. A salada, por ser rica em fibras, demanda um maior tempo mastigando, o que acaba acelerando a produção de suco gástrico, facilitando a digestão de outros alimentos mais complexos que virão logo depois da salada.

Diminui o consumo de calorias

Comer a salada antes da refeição também é importante para quem quer manter o corpo em forma e saudável, já que o consumo deste alimento leve e nutritivo pode saciar sua fome mais rapidamente, fazendo com que você coma menos opções calóricas em seguida.

Isso acontece tanto pela quantidade de fibras quanto pelo próprio funcionamento do organismo – já que, segundo especialistas, o cérebro leva cerca de 20 minutos para perceber que a alimentação começou e avisar o corpo que a quantidade já é suficiente.

Equilibra o funcionamento do intestino

Legumes, verduras e folhas são excelentes alimentos para equilibrar o funcionamento do intestino, já que são ricos em fibras e diminuem a produção de gases. Porém, este benefício é mais facilmente conquistado quando as saladas são consumidas separadamente, antes dos alimentos quentes.

Melhora a absorção de vitaminas e outros nutrientes

As saladas são digeridas mais facilmente e agilizam todo o processo da alimentação. Além disso, também garantem que os nutrientes deles mesmos e de outros alimentos sejam absorvidos mais facilmente pelo corpo, evitando a perda de vitaminas e minerais importantes para nossa saúde como um todo.

Melhora o controle de glicose no sangue

Diabéticos e pessoas que tem dificuldade de produzir insulina são sempre estimulados a consumir alimentos mais leves e ricos em fibras. Isso acontece porque este tipo de alimento acaba auxiliando na diminuição da glicose no sangue, presente tanto em alimentos ricos em carboidratos quanto em açúcar.

salada antes da refeição

Por isso, quando comemos a salada antes da refeição, preparamos o nosso corpo para receber os demais alimentos, facilitando a quebra da glicose, sua absorção pelo corpo e a eliminação, diminuindo os índices no sangue. Este tipo de atitude não é importante só para quem já sofre de diabetes, mas também para todos que desejam evitar o aparecimento desta doença, que apesar de tratável, não tem cura.

Ou seja, sempre que for naquele restaurante delicioso ou mesmo quando for preparar uma refeição em casa, prefira começar pela salada. Para que ela seja ainda mais aproveitada pelo seu corpo, prefira variar bastante as folhas, legumes e até frutas utilizadas, deixando-a o mais colorida possível.

Além disso, evite o uso de molhos muito calóricos e industrializados, que na grande maioria são muito ricos em sódio, açúcares e gorduras ruins. Prefira temperar com um mais molho leve, como esse que trouxe por aqui. Sua saúde e sua boa forma agradecem!

Beijinhos!

Tags: , ,

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *