Os benefícios do cacau

Por /
2 setembro, 2014

Oi, meninas!

Muita gente é viciada em chocolate, especialmente as mulheres rs, mas os homens não ficam de fora desta lista!! São os famosos chocólatras…  Eu não sou, mas conheço muuita gente que é!

Antes de chegar as prateleiras daquele jeito delicioso, o chocolate passa por um grande processo de produção. Como vocês devem saber ele é originário do cacau, a árvore que dá origem a esse fruto é o cacaueiro, que pode medir até 6 metros, tem origem na América Central e no Brasil, o maior produtor está na Bahia, onde só tem coisas boas haha.

Para quem nunca viu, o cacau é alongado, tem casca dura e mede aproximadamente 20 centímetros. Do lado de dentro tem as sementes, elas são torradas, secas e trituradas, dessa forma se extraí o cacau em pó, ele é super amargo, é a base pra preparação do chocolate e contribui para cor, textura e sabor…

O cacau é incrível para a saúde, ele é rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre e antioxidantes! Algumas substancias presentes no cacau ajudam a manter a saúde do coração, E é claro, a serotonina, que dá aquela sensação de bem estar, sabe?! Só por isso atacamos uma caixa de bombons quando estamos de TPM!

O chocolate pode ser classificado em, amargo, meio amargo e ao leite, essa classificação vai depender da quantidade de cacau, quanto mais cacau, mais amargo…  O amargo tem de 50% a 75% de cacau, enquanto o ao leite, de 30% a 40%.

Apesar de ser saudável, o cacau não está sozinho, então não vale a pena fingir que está de TPM, só pra se empanturrar de chocolate hein!! Ele é um alimento rico em gordura e açúcar, infelizmente… rs

O ideal é que seja consumida, uma porção de 30g por dia do chocolate amargo, sem fazer com que engordemos! Inspirada nesse assunto procurei e encontrei receitas ótimas pra vocês, uma forma deliciosa, super fácil e criativa de consumir chocolate! Confiram:

Surpresa de kiwi no palito

receita-com-chocolate-e-kiwi-2

Modo de preparo: Corte o kiwi em rodelas médias, espete o palito de sorvete ou churrasco na fruta, como se fosse um pirulito, banhe-o no chocolate amargo, deixe secar e esta pronto para ser devorado!!! Você pode fazer isso com várias frutas, é só usar a imaginação…

Surpresa de morango com brigadeiro

receita-com-chocolate-e-morango-2

Modo de preparo: Lave as frutas, tire o miolo e recheie com brigadeiro! Hmm… uma delícia!

E como a receita de cima, esta também é bem versátil, pode ser feita com outras frutas, além do morango tradicional.

O que vocês acharam?!

Super Beijos!!

 

 

 

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *