Dicas para quem quer se tornar vegetariano

Por /
20 junho, 2017

Há inúmeras razões e objetivos para alguém se tornar vegetariano. Seja pelo amor aos animais, pelo mal que o cultivo do gado faz ao planeta, pelo bem estar e até pela perda de peso. A motivação é pessoal e começa dentro de cada um.

Sei que mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa nada fácil, e nem será uma mudança que acontecerá de um dia para o outro. E foi pensando nisso, que trouxe algumas dicas para quem quer se tornar vegetariano.

Vem dar uma olhada!

Comece com a Segunda Sem Carne

Se você costuma comer carne todos os dias, comece com o Segunda Sem Carne. Essa é uma campanha que propõe a conscientização das pessoas, em mais de 35 países, sobre os impactos que o consumo de alimentos de origem animal causa na saúde, no planeta e na sociedade.

A campanha é um convite para as pessoas tirarem, por pelo menos um dia da semana, a carne animal dos pratos.

Siga um passo de cada vez

Para não tirar de uma vez do organismo, os nutrientes que as carnes proporcionam, comece devagar, cortando primeiro as carnes pesadas como as vermelhas e as de porco, e depois retire o frango e o peixe.

Adapte os pratos que você come

Para um vegetariano iniciante, adaptar e transformar os pratos é uma dica essencial. Por exemplo, ao invés de comer bolinho de carne, prepare um bolinho de espinafre, coma hambúrgueres veganos, lasanha de abobrinha ou de beringela também são opções incríveis.

Mude a sua despensa

Quando for fazer as próximas compras de supermercado, evite ao máximo comprar carnes, seja elas brancas ou vermelhas. Ao invés disso, escolha opções saudáveis, proteicas e gostosas para suas próximas refeições.

A lentilha, o feijão e o grão de bico são ótimas fontes de proteínas. Use e abuse dos legumes, e para não deixar os carboidratos de lado, aposte na quinoa, trigo e na variedade enorme de arroz. Cogumelos também são deliciosas opções para pratos vegetarianos.

Estude sobre assunto

Ler, aprender e entender sobre os alimentos e a influência que eles têm em nossas vidas, é essencial, principalmente quando acontece essa transição de hábito. O conhecimento sobre a saúde e a alimentação dos vegetarianos é algo muito legal e te ajudará muito nesse processo.

Explore mais o mundo vegetal

Quando estudamos e conhecemos melhor o que estamos ingerindo, e principalmente quando sabemos da grande variedade de alimentos saudáveis e saborosos que não são de origem animal, a nossa alimentação começa a ser muito mais atraente, e então, começamos a ficar mais conscientes e interessados pelo novo hábito.

Por isso, conheça mais mercados naturais e com produtos orgânicos, leia muito sobre o assunto e esteja sempre aberto à novidades.

Aposte em livros de receita

Saber preparar a sua própria comida, além de ser prazeroso, dá a oportunidade de você saber exatamente o que está consumindo. Além disso, você acaba conhecendo receitas que nem imaginava existir, incluindo às vegetarianas.

Com um leque grande de opções, é possível, ir aos poucos tirando a carne da sua rotina e variando ainda mais o cardápio vegetariano.

Frequente mais restaurantes veganos

Se você costuma comer fora com muita frequência, aposte mais em restaurantes veganos. Além de evitar a vontade de comer carne, esses restaurantes podem nos inspirar com pratos deliciosos e saudáveis, sem o uso algum de carne animal.

Vale lembrar, que o vegetarianismo é um processo, então o deslize pode acontecer algumas vezes. Portanto, não faça muita cobrança a si mesma, a dedicação e a consciência são as principais coisas que você deve priorizar nesse momento.

Espero ter ajudado 🙂

Beijos beijos!

 

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *