Com a falta de tempo, compromissos, locomoção, falta de dinheiro e entre outros motivos, muita gente acaba optando por treinar sozinha. Mas antes de começar, é preciso tomar alguns cuidado básicos.
Saiba quais são eles!
Como na semana passada, dei minhas dicas de alguns aplicativos fitness, hoje decidi separar alguns cuidados básicos, para quem vai começar a treinar sozinha, veja só:
Avaliação médica
A avaliação médica é essencial, mesmo quando o treino é feito com ajuda de um personal. Isso porquê, essa avaliação irá dizer se você tem algum problema de saúde, seja no coração, com diabetes e até com as articulações.
E então, a partir dela, você saberá quais exercícios precisa fazer em mais quantidade e quais você precisa evitar.
Nunca pule o aquecimento
Esse item também independe se você está sozinha ou com um treinador, também pouco importa se você já pratica exercícios físicos há algum tempo, o aquecimento é essencial em qualquer tipo de treino, seja para a saúde quanto para o rendimento.
É ele que vai dizer para o sistema muscular que estamos começando a nos exercitar, aquecendo a temperatura, aumentando a frequência do coração consequentemente fazendo com que mais sangue seja bombeado, transportando mais oxigênio e nutrientes para os músculos.
Dificulte gradualmente
Depois de consultar um educador físico, comece os seus exercícios de uma maneira confortável e só dificulte com o tempo e com ganho de experiências e condicionamento físico. Caso contrário, além de muitas dores, o exercício pode não fazer efeito nenhum.
Escolha roupas adequadas
As roupas para praticar exercícios devem ser confortáveis, leves e próprias, tudo isso para ajudar com a movimentação das articulações e evaporar todo o suor que liberamos, para mantermos a temperatura do corpo adequeada.
Fique de olho nas dores
Descansar o músculos é essencial, tanto para o corpo quanto para o aumento da massa muscular, principalmente quando estamos sentindo dores fora do normal. Precisamos sempre saber a hora de parar, pois se houver exageros, as chances de lesões são grandes.
Quando as dores se agravarem, procure um médico, para que ele te oriente do que é necessário fazer. Além disso, fique de olho também em sua respiração e ritmo cardíaco, se houver palpitações e falta de ar, procure um profissional novamente.
Vamos ficar mais de olho?
Beijos!!!