Conheça os benefícios da acupuntura

Por /
31 agosto, 2017

Todo mundo já ouviu falar sobre a acupuntura, não é? A técnica chinesa que nos promove um bem-estar sem tamanho, pode curar muitos problemas com apenas algumas sessões. Por isso, vim explicar melhor como ela funciona e mostrar por aqui quais são os benefícios da acupuntura.

Vem dar uma olhada!

Saiba tudo sobre a acupuntura

A acupuntura é uma técnica de medicina chinesa com mais de 4 mil anos, criada a partir da observação das reações que o corpo apresenta a partir da sensibilidade de determinados pontos da pele. O estímulo certo feito por agulhas muito finas e esterilizadas, pode aliviar dores e servir até como prevenção de muitas doenças.

A Organização Mundial da Saúde a considera como medicina complementar moderna. No Brasil, a técnica foi introduzida há mais de 40 anos e é uma especialidade médica, inclusive presente no SUS. O que torna um reconhecimento sobre os inúmeros benefícios que a acupuntura proporciona a pessoas de todas as idades.

Mas vamos entender melhor sobre essa incrível técnica?

Como é feita a acupuntura?

Os chineses classificam de Qi os padrões de energia vital que circulam pelo organismo. Esses canais energéticos, também chamados de meridianos, são essenciais para a saúde. Quando apresentam algum tipo de obstrução, eles se acumulam em determinados pontos espalhados pelo corpo e que podem formar dores e doenças.

Esse acúmulo também vem de substâncias químicas, capazes de alterar o sistema nervoso e trazer sintomas de estresse que provocam outros transtornos orgânicos.

A partir de uma avaliação de vários aspectos do paciente como as manifestações físicas, pulsação, cor da pele, temperatura, textura e respiração, o especialista identifica qual é problema e como ele deve ser solucionado a partir da estimulação de um dos mais de mil pontos do corpo.

A ação de pressionar finas agulhas nos diversos pontos do corpo não apresenta dor, apenas a sensação de uma picada. Elas são capazes de estimular a liberação da energia acumulada e trazendo de volta o equilíbrio do Qi, fazendo com que o organismo volte a funcionar adequadamente.

Não há estudos conclusivos sobre sua real eficiência, mas o tempo de existência da técnica com certeza confirma sua funcionalidade. Especialistas ocidentais a utilizam há mais de cem anos, muitos buscando conhecimento na sua origem para aprimorar suas técnicas. Quem a utiliza dissemina a ideia através de sua experiência positiva.

As agulhas devem ser descartáveis e o especialista precisa inseri-las na profundidade correta para trazer o efeito desejado. É raro que haja sangramento, dor no local e infecções, ocorridas apenas em situações específicas e acidentais. A técnica é totalmente segura, desde que seja realizada por um profissional.

Saiba quais são os benefícios da acupuntura

Quais são os benefícios da acupuntura?

A Organização Mundial de Saúde listou mais de 40 doenças que podem ter a acupuntura como tratamento complementar. Dentre elas estão: dores musculares, alergias, recuperação de AVC, cólicas, dores nas costas, fibromialgia, rinite, artrite, gastrite, enxaquecas, sinusite, problemas intestinais, insônia e entre outros.

A dor nas costas é a principal causa de procura pela acupuntura. Em especial a dor lombar, muitas vezes causadas pela má postura ou doenças crônicas como a hérnia de disco.

Para quem deseja emagrecer, a acupuntura pode ser uma grande aliada também, pois ela estimula pontos que podem controlar a fome e a compulsão alimentar.

No caso de estresse e transtornos emocionais como ansiedade e depressão, ela tem sido muito eficiente pela sua capacidade de bloquear a produção de hormônios como o cortisol, que são estimuladores da tensão, além de também trazer relaxamento.

Quem tem enxaqueca, dor de cabeça crônica, problemas estomacais e precisa se recuperar rapidamente de lesões, a acupuntura pode produzir um efeito analgésico, anti-inflamatório e como relaxante muscular.

Demais essa técnica, não é?! Alguém por aqui faz acupuntura? Deixe um comentário por aqui contando sobre seus resultados!!!

Beijos beijos!

 

 

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *