Como aliviar as dores nos músculos pós-treino

Por /
3 fevereiro, 2016

Oi, gente!

É mais do que normal sentirmos algumas dores musculares depois de treinarmos. Isso porquê ao praticarmos exercícios, a intensidade dos nossos movimentos aumenta, provocando microlesões nos músculos, causando as dores.

Pensando nisso, separei algumas dicas de como aliviar as dores nos músculos pós-treino.

Venham ver!

As dores nos músculos costumam aparecer por volta de 8 horas depois do treino, e durar por até 72 horas para quem não está acostumado. Para os que praticam sempre exercícios, não duram mais do que 2 dias.

como_alivar_as_dores_nos_músculos_pós_treino-carol_magalhães-4

Vamos ver o que podemos fazer para amenizar essas dores?

Alongamento 

Começo com um quesito que todos estão cansados de saber, que para começar os treinos é essencial o alongamento. Porém o que muitos acabam esquecendo é que ele é muito importante para o pós-treino também. O ideal é fazer um bom alongamento antes do treino e depois, um alongamento mais leve, sem forçar os músculos e nem a flexibilidade. Uma dica válida também, é no dia seguinte do seu treino, logo quando acordar, alongar o corpo todo, focando nas partes em que você sente dor.

Compressa de gelo

Já foi comprovado que água com gelo, logo depois do treino pesado é capaz de diminuir a fadiga muscular. O ideal é fazer uma compressa de gelo, por 20 minutos na área onde sente dor, tirar por 20 minutos e reaplicar mais uma vez por 20 minutos.

Aquecer, depois que esfriar 

Após a compressa de gelo, o ideal é aquecer as áreas doloridas. O motivo é que a troca da temperatura gelada pela quente, pode agir como uma hidroterapia. A dica é ir para um banho quente, para os músculos ficarem totalmente relaxados.

Pegar leve nos próximos treinos

Não vou dizer que não pode treinar no dia seguinte, enquanto a dor persistir. Porém forçar os músculos nunca é um bom caminho, eles precisam de um tempo para sua recuperação, ainda mais para as pessoas que não estão acostumadas. Eu indico então, praticar natação, bicicleta ou até uma caminhada, onde os músculos não serão tão exigidos.

Que as dores são normais, eu já disse. Porém se elas persistirem ou ficarem muito fortes, eu recomendo sempre a busca de um profissional, para analisar o caso e diagnosticar o que realmente está acontecendo.

Espero ter ajudado. Bom treino!

Beijinhos!!

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *