Como a alimentação é influenciada pela nossa personalidade

Por /
25 outubro, 2016

Pessoal, vocês sabiam que a maneira que nos alimentamos e preferimos cada tipo de comida, é influenciada pela nossa personalidade?

Venham saber mais sobre isso!

como_a_alimentacao_e_influenciada_pela_nossa_personalidade-carol_magalhaes-1

Há diferentes tipos de personalidades e junto à elas, diferentes escolhas e hábitos. Porém o que muitas pessoas não sabem, é que essas escolhas podem afetar até mesmo na maneira em que nos alimentamos.

Há muitos estudos explicando sobre a personalidade humana, porém na minha opinião a mais explicativa é o modelo dos 5 fatores.

Veja quais são eles:

Neuroticismo

O neuroticismo explica a maneira como reagimos em casos de estresse. Há pessoas que são resiliente, ou seja, lidam com o estresse de maneira calma e racional, e há pessoas que são reativas, onde respondem essas situações de maneira impensada, não sabendo lidar de forma saudável com situações difíceis. Esse tipo de pessoa, tende a ser mais sensível, vulnerável, ansiosa e ter instabilidade emocional, usando a comida como uma fórmula de escape para lidar com emoções. Logo, essa alimentação muitas vezes não é saudável, exagerando em doces e alimentos gordurosos. Outra característica também é que pessoas com esse tipo de personalidade só fazem dieta quando realmente precisam, não se importando muito com a saúde.

Extroversão

As pessoas que estão nessa categoria, tendem a gostar de viver rodeada de pessoas, sempre se socializar, gostar de sair, ouvir musicas, luzes, cores e sabores, são pessoas com bastante energia e por isso se alimentam muito fora de casa, gostando de petiscos, carne, bebidas alcoólicas e doces.

Abertura à experiência

Essa categoria diz sobre as pessoas que apreciam o novo, pessoas exploradoras, que são abertas à diferentes opiniões e ideias. Além disso são pessoas que apreciam a arte, criativas, curiosas e sensíveis. A alimentação para esse tipo de personalidade é mais mediterrânea, com bastante peixe, verduras e legumes.

Amabilidade

Esse grupo se encaixa pessoas mais adaptáveis, tolerantes, com mais empatia e que prezam pela harmonia entre as pessoas. Elas são otimistas, se preocupam em ter uma boa relação com os outros e são amigáveis. Alguns estudos dizem, que pessoas dessa categoria apenas tendem a comer menos carne.

Conscienciosidade

Esse grupo forma pessoas mais centradas, focadas, que pensam muito antes de agir, pessoas organizadas, planejadas e com muita disciplina. São pessoas que gostam de ter tudo sob controle, são comprometidas e confiáveis, e por isso gostam de saber mais sobre o que estão ingerindo, logo sua alimentação é mais saudável, apostando mais em frutas e legumes, além de também evitar carnes.

E ai, se encaixou em alguma?

Beijos!!!

 

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *