Aposte nesses alimentos para controlar o estresse

Por /
13 dezembro, 2017

Todo mundo sabe que a alimentação equilibrada é um dos melhores benefícios para o corpo e para a mente. Isso porque muitos alimentos interferem diretamente na nossa ansiedade, e nervosismo. Pensando nisso, hoje separei alguns alimentos para controlar o estresse.

Veja quais são!

Segundo uma pesquisa realizada pelo ISMA – pela International Stress Management Association, cerca de 70% dos brasileiros sofrem com a ansiedade e estresse. Resultado bem preocupante, não? Pois o estresse, quando ele não é tratado e controlado, pode desencadear muitos malefícios para quem possui e para as pessoas que as cercam, e os alimentos estão altamente ligados a isso.

Portanto, decidi colocar por aqui alguns alimentos que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade, a fim de evitar consequências causadas por esse mal, já que a maioria das pessoas opta por realizar suas refeições em menor tempo e com mais praticidade do que deveria, logo, elas não ingerem a quantidade de nutrientes que necessitam, promovendo, então, um estresse maior ainda.

Alimentos para controlar o estresse

Brócolis

Seja aliado do brócolis, pois esse alimento acalma os músculos do coração, regula a pressão sanguínea – o estresse em pessoas que possuem pressão alta deve consumir o brócolis – e previne alguns tipos de câncer, como o de mama, intestino e próstata.

Salmão

Além das centenas de benefícios que o salmão traz, ele também ajuda a aliviar o estresse, pois esse tipo de peixe é rico em hormônios que são desintoxicantes e anti-inflamatórios.

O salmão também possui ômega 3, vitamina D e B12 e Selênio. Esses três nutrientes são riquíssimos, pois combinando a vitamina B12 e o ômega 3, os dois criam uma barreira no cérebro que diminui a irritação e ansiedade. Não é ótimo?

Coco natural/seco

O coco também faz parte dos alimentos para controlar o estresse. Isso porque, ele possui TCM – gordura boa, que diminui a ansiedade e o estresse.

Cacau e abacate

Esses dois alimentos ajudam na diminuição do cortisol – hormônio da agitação – que em grande quantidade pode levar ao estresse. Ou seja, pessoas que são estressadas tem alto nível de cortisol, logo, esses alimentos ajudam a controlar os níveis do hormônio, sendo ótimos alimentos para controlar o estresse.

Chás

Os chás de camomila, cidreira, hortelã e melissa também são ótimos para acalmar e abaixar o nível de estresse do corpo. Aquela história que a sua mãe ou sua avó te contava sobre os benefícios desses chás é verdadeira. Portanto, pode tomar uma xícara de chá todos os dias, pois eles fazem parte dos alimentos que ajudam a controlar o estresse.

Quais alimentos devemos evitar para controlar o estresse?

Evite alimentos gordurosos ou ricos em gordura ruim, pois já sabemos que a gordura deve, sim, ser consumida, mas a gordura boa – encontrada no abacate, na castanha, amêndoas e entre outros alimentos. As frituras, como empanados, devem ser evitadas. Assim como embutidos, carnes gordas, salgadinhos, leite integral – pois possui muita gordura, açúcar em excesso e farinha branca.

Todos esses alimentos contribuem para o mal-estar e pode prejudicar ainda mais o estresse. Portanto, alimente-se bem e corretamente sempre.

E para ajudar você a resolver esse problema de maneira natural, dê uma olhada também nas plantas que aliviam o estresse.

Beijos!!!

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Aposte nesses alimentos para controlar o estresse

  1. Léa

    Ótimas dicas..