Alimentos ricos em colágeno vegetal

Por /
21 março, 2017

Com essa história da Operação Carne Fraca rolando, comecei a pesquisar algumas fontes alternativas de nutrientes que, comumente são encontrados em alimentos de origem animal, como o colágeno, por exemplo. O colágeno é uma das maiores proteínas do nosso organismo. É ele quem dá sustentação e firmeza à nossa pele, fortalecimento nas unhas e nos cabelos, além de ter papel importante na estrutura dos tendões e cartilagens. Porém, as fontes mais conhecida do colágeno é de origem animal.

E como o número de veganos tem crescido a cada dia, decidi separar alguns alimentos que são ricos em colágeno vegetal.

Venham ver!

O veganismo, pra quem não sabe, é um movimento contra o consumo de qualquer produto de origem animal, seja ele carne, frango, peixe, ovos, leite e até mel. E cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e aderindo essa forma de viver.

E para aproveitar o assunto da Operação Carne Fraca e toda a repercussão que tem dado, trouxe alguns alimentos ricos em colágeno vegetal, ou seja, não são de origem animal.

Mas para entendermos um pouco melhor, a importância do colágeno, trouxe alguns benefícios que ele traz para a nossa saúde:

  • Elasticidade e firmeza na pele;
  • Renovação das células;
  • Proteção dos ossos;
  • Prevenção de celulites e estrias;
  • Prevenção do envelhecimento das células;
  • Fortalecimento da estrutura óssea e vasos sanguíneos.

Mas onde encontrar o colágeno nos alimentos, que não sejam de origem animal?

Amêndoas, nozes e castanhas

Na composição desses alimentos, contém ácidos graxos poli-insaturados, que contribuem com a vitalidade da pele. Além disso, eles são grande fonte de vitamina E, que são essenciais para a formação de colágeno.

Vegetais verde-escuros

Esses vegetais são ricos em ácido fólico, nutriente importante na replicação da célula. Eles também têm ação antioxidante, que protege contra os radicais livres, que podem prejudicar a formação do colágeno. Sem contar que eles também são ricos em vitamina C.

Alguns exemplos de vegetais verde-escuros, são: brócolis, couve, espinafre e lentilha.

 

 

Alho

 

O alho é composto por taurina e ácido lipoico, que ajudam na reconstrução das fibras de colágeno que já estão danificadas. Além disso, ele tem enxofre em sua composição, que é um item necessário para a formação de colágeno no corpo.

Soja

A soja tem em sua composição, a genisteína, um hormônio que acelera a produção de colágeno. Além disso, esse hormônio também bloqueia as enzimas que contribuem com o envelhecimento da pele.

Frutas cítricas

São muito ricas em vitamina C, benéfica para a síntese de proteínas, que serão transformadas em colágeno. O ideal é consumir 3 tipos de frutas cítricas por dia, alguns exemplos delas, são: abacaxi, laranja, limão, morango, pêssego e ameixa.

Vamos consumir mais esses alimentos?

Beijos!!!

 

 

Tags: ,

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *