Alimentos que mais engordam

Por /
20 agosto, 2014

Oi meninas!

Vocês devem saber que praticamente absolutamente tudo engorda! É complicado falar dos alimentos que mais engordam porque existem muitos que não são tão calóricos, mas que acabam se tornando devido ao modo como são preparados.

Enquanto existem alimentos que parecem inofensivos e não engordar, mas na realidade são uma bomba de gorduras e calorias (tudo que não queremos!!), existem também outros que são super calóricos, porém riquíssimos em gordura boa, que ajuda a reduzir o colesterol.

Diante disso tudo, ficamos num terrível dilema: afinal, quais são os alimentos que mais engordam?

Pesquisei bastante e fiz uma lista que vai ajudar bastante para fazer compras de forma mais consciente e reduzir o consumo de gordura. Confiram que são os vilões:

french-frie-carol_magalhaes

Abacate – Mesmo sendo fruta (e frutas são saudáveis), o abacate é rico em calorias e gorduras. São 276 calorias e 27,6 gramas de gordura em um abacate médio. O lado bom é que ele não contém a gordura saturada, que é prejudicial a saúde. Ao invés disso, ele é repleto de gordura boa, que ajuda a reduzir o colesterol. Outros alimentos que contém esse tipo de gordura (a boa) são as nozes e o azeite de oliva.
* Dica: Não precisa eliminar o abacate da sua vida. Dá pra incluí-lo na dieta com moderação.

Vegetais não tão saudáveis – É senso comum que os vegetais são alimentos saudáveis, né? Pois é… mas depende muito do modo de preparo! Vegetais fritos, preparados com manteiga e sal em excesso ou com os acompanhamentos errados escondem muita gordura e calorias. Um brócolis cozido no vapor com molho holandês, por exemplo, contém 90 calorias e 6 gramas de gordura, enquanto o vegetal somente cozido apresenta 30 calorias e 0 gramas de gordura. Escolha com cuidado seus vegetais e principalmente os acompanhamentos e temperos porque gordura e calorias extras realmente engordam.
* Dica: Fujam de molhos industrializados, sal, manteiga e frituras. Abusem das ervas para temperar! E lembre-se: quanto mais in natura melhor!

Maionese – A maionese é um péssimo tipo de gordura! Passar maionese nos alimentos pode aumentar consideravelmente o nível de gordura em sua dieta. Ela é feita com óleo e ovos brancos, e contém um número surpreendente de gramas de gordura. Mesmo as não industrializadas, feitas em casa, são mega calóricas…
* Dica: Existem molhos feitos com iogurte que ficam deliciosos e podem muito bem substituir a “gorda” maionese.

Alimentos fritos – Frituras são extremamente engordativas por causa do óleo vegetal, uma das substâncias mais gordurosas que existem. Essas comidas, como batatas fritas, cebolas fritas, zucchini frito e salgadinhos de batata contribuem para aumentar o nível de gordura de sua dieta. Fast food contém muuuuita gordura, cuidado!
* Dica: Corram das frituras! Existem opções muito mais gostosas e saudáveis como grelhados e assados. Pra quem não abre mão de uma friturinha: se dê limites! Coma uma vez no mês, por exemplo.

Sopas à base de creme – Já passei várias receitinhas de sopa aqui no blog, mas sempre sopas saudáveis. Apesar de ser uma opção nutritiva e, geralmente, mais leve, as sopas cremosas possuem uma quantidade grande de gordura que talvez você não saiba. Caldos ou sopas líquidas possuem muito menos calorias e são uma alternativa mais saudável. Por exemplo, uma porção de 350 ml de sopa de brócolis com cheddar contém 290 calorias e 16 gramas de gordura, enquanto uma sopa de galinha com macarrão contém 110 calorias e 4 gramas de gordura.
* Dica: Evite usar leite, creme de leite e queijos nas sopas. As possibilidades utilizando apenas vegetais, carnes e grãoes são infinitas e muito mais saudáveis.

Que tal, meninas? Vamos mudar alguns hábitos e ir à feira?

Super beijos!

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Alimentos que mais engordam

  1. Carol Magalhães

    Muito bacana! Obrigada pela dica!! beijos