Alimentos para substituir: 5 trocas que valem a pena

Por /
22 janeiro, 2018

Quem me acompanha por aqui, sabe muito bem que a substituição de alimentos é comigo mesmo, pois como eu sou adepta à alimentação saudável e equilibrada, acredito que as trocas de pratos ou ingredientes, que fazem bem e não são calóricos valem muito a mais a pena, do que algumas opções que estamos acostumados a ver por aí. Então, decidi fazer uma lista de possíveis trocas de alimentos para substituir, e provar que levar uma alimentação saudável não é difícil!

Vem comigo!

Suco de uva > Suco de laranja

Não podemos negar que o suco de laranja é ótimo para saúde, por ser muito rico em vitamina C, porém, é importante dizer que ele também pode ser um grande vilão, principalmente se for consumido em grande quantidade. Isso por que, a laranja possui um alto índice glicêmico, que eleva os níveis de açúcares no sangue.

Já o suco de uva, que deve ser consumido com a casca e tudo, é benéfico para a redução de colesterol, tem efeito antioxidante, acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, repara as células do corpo e ainda previne o anti-envelhecimento.

Alimentos para substituir

Açúcar de coco > Açúcar refinado

Nem preciso dizer que o açúcar refinado é o vilão número 1 das dietas e principalmente de quem deseja levar uma vida saudável. Além dele ter o poder de destruir a estabilidade das nossas células, ele é uma as principais causas do colesterol ruim, provoca um rápido aumento de adrenalina, aumento de pressão arterial, problemas no fígado e muito mais. Sem contar, que há diversos estudos que afirmam que o açúcar refinado é até 8 vezes mais viciante que a cocaína, ou seja, evite-o ao máximo!!!

Como sei que é difícil cortar o açúcar de uma vez de nossas vidas, existem muitos outros que são menos prejudiciais à saúde que podemos substituir, e uma ótima opção, é o açúcar de coco, que é considerado o açúcar mais saudável do mundo, devido à sua composição nutricional conter zinco, flavonóides, antioxidantes, variados minerais e seu índice glicêmico ser baixo (menor do que o mel).

Tofu > Queijo

Sei que muitos por aqui amam queijo e não o trocam por nada, porém como muitos deles, principalmente os mais amarelados são muito calóricos, nada melhor do que abrir espaço para uma opção mais saudável, não digo para eliminá-lo de uma vez da sua vida, mas dar uma chance para uma opção menos calórica é sempre bem-vindo, não é?!

O tofu, que é feito de soja, é uma ótima sugestão pois a sua proteína contribui contra o colesterol ruim, ele é rico em minerais, previne doenças crônicas e ainda tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Alimentos para substituir

Leite vegetal > Leite de vaca

Além dos intolerantes à lactose, muitas pessoas acabam evitando o leite de vaca pela quantidade de gordura que ele possui, sem contar que ele é consumido de uma maneira muito industrializada, e acabam passando por inúmeros processos, como ser centrifugado, homogeneizado, clarificado e filtrado, o que acaba se tornando muitas vezes prejudicial à nossa saúde.

Uma maneira de substituir o leite de vaca é o leite vegetal, que muitos veganos e intolerantes à lactose já consomem há bastante tempo. Ele é saboroso, rico em diversas vitaminas e fonte de cobre, zinco, ferro e potássio, por exemplo. Além disso, há várias opções para alternar no cardápio, por aqui já separei 3 receitas de leite vegetal caseiro super fáceis. 

Temperos naturais > Temperos industrializados

Infelizmente os temperos industrializados estão na maioria dos pratos dos brasileiros, o motivo é simples, ele é muito mais fácil de ser introduzido na cozinha e de muito mais rápido acesso. Porém, o que muitos não sabem, é que esses temperos possuem uma quantidade absurda de sódio, corantes, açúcar, aromatizantes, gordura trans e muito mais, o que obviamente causa um mal terrível para a nossa saúde.

Ao invés disso, por que não apostar em temperos naturais? Além deles darem muito mais sabor à comida, eles fornecem muitos nutrientes, vitaminas e propriedades essenciais para nós. É uma grande troca, né?! Para ajudar, tem um post por aqui sobre temperos e especiarias para uma alimentação mais saudável, dê uma olhada.

E você, tem mais algumas opções de alimentos para substituir? Compartilhe comigo por aqui!!!

 

 

 

Tags: ,

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *