Alguns cuidados para treinar no frio

Por /
27 abril, 2016

Pessoal, é mais do que normal termos preguiça de treinar no frio, mesmo os exercícios físicos sendo ótimos em qualquer época do ano.

Não podemos perder o ânimo nunca, porém, devemos tomar alguns cuidados especiais ao treinar no inverno.

Venham saber quais são alguns deles!

Vestimentas adequadas

A roupa que treinamos é muito importante para os dias de muito frio, pois com temperaturas mais baixas, o nosso corpo fabrica uma constrição dos vasos sanguíneos, fazendo com que seu fluxo diminua para os locais superficiais, direcionando o sangue para as regiões centrais do corpo. Então é importante se vestir adequadamente durante e depois do treino, pois nosso corpo está quente e ao se expor no frio, poderá causar uma inversão térmica e hipotermia.  O corpo deve ser esfriado gradualmente. Outra dica, é usar roupas que barrem o suor, pois ao molharmos o corpo no frio, ficamos mais suscetíveis à doenças.

Doses menores

Como com o frio, o nosso rendimento cai um pouco, ficamos mais “enferrujados”, além de o excesso de roupas contribuir com a fadiga. O ideal é diminuir as doses de treinos, tanto em volume quanto em velocidade. Sugiro que comece leve e ir aumentando o nível gradualmente.

alguns_cuidados_para_treinar_no_frio-carol_magalhães-1

Cuide de sua pele

Como no inverno, o tempo fica muito mais seco, é necessário manter a nossa pele hidratada sempre, e principalmente protege-lá do sol, pois pode não parecer, mas o sol do inverno queima e muito. Recomendo que mantenha a pele hidrata com creme específico para o seu tipo de pele, passar sempre protetor labial para não rachar os lábios e nunca esquecer o protetor solar.

Dê mais atenção aos aquecimento e alongamento 

Com temperaturas mais baixas, os receptores do nosso cérebro ficam com o trabalho mais limitado, ou seja, demoram mais para transmitir reforços a musculatura, articulações e ligamentos. Minha dica é aumentar o tempo de aquecimento e alongamento para 15 minutos, assim nosso corpo fica mais apto para a atividade.

Espero ter ajudado vocês. E nada de desanimo, vamos treinar!!

Beijos!

 

 

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *