5 exercícios de alongamento para você praticar!

Por /
17 agosto, 2017

Os exercícios de alongamento devem ser praticados constantemente, principalmente para quem pratica esportes. Além disso, o ideal é exerce-los antes e depois das atividades físicas, fazendo com que os músculos se sintam preparados para receber os estímulos e voltem a relaxar depois deles.

Por isso trouxe 5 exercícios de alongamento para você não deixar de praticar. 

Veja só!

alongamentos para você não deixar de praticar

O alongamento é indicado tanto para práticas esportivas quanto para o bem-estar geral do corpo. Porém, ele é terminantemente essencial para quem vai nadar, correr ou realizar alguma atividade de grande impacto que possa causar lesões, pois com o aumento de flexibilidade muscular, o índice de distensões é bem menor.

Entenda melhor sobre os benefícios do alongamento:

O alongamento parece ser um exercício inicial fácil, mas é especialmente duro para quem segue uma vida sedentária e é pouco acostumado com movimentos. Ele pode provocar dor durante os primeiros exercícios, mas com o tempo eles se tornam mais prazerosos.

Como efeitos do alongamento antes e depois de atividades físicas, estão: a redução de tensões musculares, melhora na coordenação motora, relaxamento dos músculos, circulação ativa, temperatura do corpo mais alta, desenvolvimento da consciência corporal e prevenções de possíveis lesões.

Esses exercícios também podem ser feitos em intervalos durante o trabalho, para evitar lesões por esforço repetitivo e para relaxar os músculos, principalmente para sedentários. Ao acordar, o alongamento pode ativar o corpo para o cotidiano, assim como relaxar na hora de dormir.

Aprenda a fazer esses 5 exercícios de alongamento:

exercícios de alongamento

Durante o alongamento, há uma sensação de músculo esticando que pode ser dolorosa no início, mas se torna bem confortável com a frequência do exercício. Ele ajuda a manter a coluna ereta para que não seja prejudicada por má postura e pelas atividades mais extremas que serão realizadas.

1 – Alongamento para coluna dorsal

Ele é ótimo para aliviar dores no meio das costas, traz alívio imediato e ajuda a preparar o corpo para outras atividades.

Comece com a posição de quatro apoios, encostando os joelhos no chão, o queixo no peito e as mãos espalmadas no chão. Em seguida, force as costas para cima e volte para a posição inicial por dez vezes.

Em seguida fique de pé, afaste as pernas na largura dos ombros e estique os braços para cima, juntando-os em cima da cabeça. Com essa posição, incline o corpo para a lateral direita e depois para a esquerda, demorando meio minuto em cada uma delas.

2 – Alongamento para coluna lombar

Esse alongamento alivia as dores causadas por levantamento de peso e até para as gravidas, que sobrecarregam as costas.

Para começar, fique em quatro apoios, apoiando o queixo e os joelhos no chão, esticando os braços para frente.

Em seguida, deite de costas e dobre os joelhos e traga-os até o peito para permanecer por um minuto. Volte a esticar a perna e vá intercalando cada perna, permanecendo o mesmo período.

3 – Alongamento para o pescoço

Em pé e com a coluna esticada, coloque uma mão abaixo do pescoço e outra acima da cabeça, abaixando o queixo até próximo ao peito. Gire o pescoço levemente para o lado esquerdo, fique por 15 segundos e repita o mesmo movimento para o lado contrário.

Em seguida, coloque as duas mãos na cabeça forçando levemente o pescoço para baixo, repetindo o movimento para cima.

4 – Alongamento para as pernas

De frente para uma parede e com as costas retas, coloque as duas mãos nela e mantenha uma perna estendida e a outra flexionada, para fazer um movimento de empurrá-la.

Em seguida, fique ereta, leve um calcanhar até o glúteo segurando o pé e mantendo essa posição por 30 segundos. Faça o mesmo do outro lado.

Ainda em pé, afaste as pernas e desça o tronco e as mãos até o chão, sempre com a coluna esticada e sem flexionar os joelhos. Faça também esse movimento em cada lateral do corpo.

5 – Alongamento para os braços

Em pé, com as pernas abertas na direção dos ombros e o corpo esticado, mantenha o tronco para frente levemente e estique os braços para trás, encostando as mãos na parede. Gire levemente o corpo para sentir o alongamento muscular.

Outro movimento, é também ficar de pé e virada com a lateral do corpo para a parede. Estenda o braço direito em direção a parede do lado esquerdo, com a ajuda da mão. Gire o corpo para sentir o alongamento e faça novamente o mesmo movimento do outro lado do corpo.

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *