5 dicas para andar de bicicleta na rua com segurança

Por /
2 março, 2017

Andar de bicicleta na rua, não é mais hábito apenas para pessoas fitness, o costume virou um lifestyle, e já tem muita gente apostando na prática. Além de ser muito mais saudável, sustentável e econômico.

Mas para isso, precisamos ter muita consciência e ficarmos sempre de olho, priorizando o nosso bem-estar. Por isso, separei pra vocês, 5 dicas para andar de bicicleta na rua com mais segurança.

Venham conferir!

1- Se proteja

O primeiro passo, é a proteção, não sente na bike antes de colocar um capacete, ele vai te proteger, e muito, de qualquer possível queda. Para os iniciantes, ou que ainda não estão acostumados em pedalar no meio do trânsito, meu conselho é apostar nas joelheiras e cotoveleiras também.

2- As regras de trânsito também servem pra você

É essencial prestar muita atenção em placas, faixas de pedestres e principalmente em semáforos, sempre seguindo a mesma regra que a dos carros. Além disso, é mais seguro andar pela faixa da direita, onde estão os carros com menor velocidade.

Portanto, não é preciso colar no acostamento, pois o carro pode tentar andar na mesma faixa que você, a regra do trânsito diz que o carro deve permanecer a 1,5 m de distância de um ciclista, ou seja, você tem todo o direito de estar naquela faixa também.

3- Não ande na contramão

Muitas pessoas pensam que andar na contramão tem menos chances de acidentes, devido à visibilidade dos carros perante aos motociclistas. Porém, andar na contramão é muito mais perigoso, devido a velocidade relativa dos carros em relação ao ciclista ser muito maior.

Além disso, o motorista tem menos tempo de reagir e desviar de uma bicicleta, quando ela está vindo de uma direção contrária.

4- Esteja sempre visível

É muito importante os motoristas e os pedestres te enxergarem sempre, roupas claras ou coloridas podem ajudar a chamar mais atenção. Além disso, quando for pedalar à noite, não esqueça de ligar a luz vermelha traseira e a luz branca frontal da bicicleta.

5- Sinalize

Para que o motorista possa prever o que você vai fazer, é preciso sinalizar com as mãos a direção que pretende ir. Além disso, peça e dê passagens, deixando ele saber o que você decidir fazer. A comunicação com os motoristas é muito importante.

Vamos andar com mais segurança?!

Beijos!!!

 

 

 

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *