5 alimentos mais recomendados para os diabéticos

Por /
6 dezembro, 2016

A diabetes, infelizmente é uma doença muito comum nos brasileiros, e querendo ou não, ela está muito relacionada aos hábitos alimentares das pessoas. Foi pensando nisso, que trouxe 5 alimentos mais recomendados para os diabéticos.

Venham ver!

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-6

Quando uma pessoa tem diabetes, é por que, ocorre um aumento de glicose no sangue que é produzido pelo alimentos, e que se transformam em açúcar. O sangue usa a glicose como energia, porém ele depende que o hormônio da insulina – substância produzida pelo pâncreas – funcione corretamente, para ele poder utilizá-la.

A insulina tem como função, promover a entrada de glicose para as células de uma maneira que ela aproveite as atividades celulares. Quando há falta de insulina ou quando ocorre algum defeito, isso resulta em um acúmulo de glicose no sangue, sendo assim, a diabetes.

Os diabéticos devem ter uma alimentação regrada e ficarem longe de alimentos ricos em sódio, gordura saturada, açúcares e ainda, ficar de olho na quantidade de carboidrato que consomem diariamente. Difícil, né?!

Por isso, separei 5 alimentos mais recomendados para os diabéticos.

Vejam só:

Abacate

O abacate é recomendado, principalmente para diabéticos dos tipo 1 e 2, por ser rico em gorduras boas, tanto as monoinsaturadas com as poli-insaturadas. O abacate, também ajuda a dar mais resistência à insulina, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Porém, sem exageros, como o abacate é uma fruta calórica, o ideal é consumir no máximo 4 colheres por dia.

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-1

Feijões

Eles são uma grande fonte de proteínas com um baixo índice glicêmico, sendo ideias na prevenção de oscilações dos níveis de açúcar no sangue. Eles também são ricos em fibra solúvel, levando mais tempo para o sistema digestivo quebrar esses alimentos, consequentemente, ajudando a barrar o aumento dos níveis de glicose no sangue.

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-2

Peixes

Os peixes, principalmente os de águas frias como o salmão, o atum ou a sardinha, são benéficos, pois são muito ricos em ômega 3, consequentemente aumentando o ácido graxo nas células, auxiliando o trabalho da insulina. Além disso, o ômega 3 aumenta os níveis do hormônio chamado adiponectina, que trabalha regulando o açúcar no sangue e processos inflamatórios.

Sem contar, que as pessoa que sofrem de diabetes, têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, devido ao excesso de glicose presente no sangue, que levam a uma oxidação em excesso de vários órgãos, principalmente nos vasos sanguíneos. O ômega 3 então, também ajuda com a prevenção dessas doenças.

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-3

Linhaça

As sementes de linhaça são recomendadas, porque são grandes fontes de magnésio, ou seja, ele ajuda a controlar a liberação da insulina no organismo e a glicemia. Além disso, ela é rica em fibras e gorduras boas. O ideal, para controlar a diabetes, é consumi-la de 5 à 6 vezes ao dia.

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-4

Canela

A canela tem o poder de controlar o açúcar no sangue e até a pressão arterial. Ela ajuda a controlar a diabetes do tipo 2, aquela que desenvolve ao longo dos anos e que não precisa de insulina. O ideal é consumir 6g de canela por dia, ou 1 colher de chá.

5_alimentos_mais_recomendados_para_os_diabeticos-carol_magalhaes-5

É importante ressaltar, que esses alimentos são opções adicionais para ajudar a controlar a pressão e diminuir a necessidade da insulina, para melhorar o seu bem-estar, porém os medicamentos receitados pelos profissionais não devem ser deixados de jeito nenhuma, para trás.

Beijos!!!

 

 

Tags:

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *