4 dicas para começar a meditar!

Por /
13 julho, 2017

A meditação é uma prática quem nos traz muitas coisas boas, como a paz interior, o bem-estar, o alívio de estresse e até benefícios para nossa saúde por exemplo. E como sei que muitas pessoas não acham essa tarefa nada fácil, trouxe algumas dicas para quem quer começar a meditar!

Vem ver!

como começar a meditação

Para entendermos melhor sobre a prática, precisamos entender realmente o que é meditar?

A meditação, é um exercício espiritual, que fazemos por meio de algumas técnicas, com o objetivo maior no foco do nosso interior. Através dela, conseguimos melhorar nossas percepções, controlar mais a nossa mente, nos dar consciência e autodisciplina.

Muitas religiões, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo adotam a prática há muito tempo, para o mesmo intuito.

Já até fiz um post por aqui, falando sobre alguns dos motivos para começar a meditar.

Quem já conhece todos os benefícios, mas ainda sente uma dificuldade em começar a prática, seja por falta de tempo, silêncio ou até por não conseguir a concentração necessária, trouxe 4 dicas para iniciar.

Veja só:

1- Encontre o seu momento e um ambiente calmo

O primeiro passo é definir um horário do seu dia que você não será incomodado, isso é necessário para você se concentrar e relaxar melhor.

Além disso, um ambiente calmo é essencial para isso acontecer. Escolha um lugar só seu, com pouco barulho ou quase nada e que você garanta que não será interrompido.

Uma dica é escolher um horário que você esteja com o estômago relativamente vazio, para não correr o risco de dormir enquanto medita.

2- Postura

As posturas da meditação variam muito entre técnicas, porém para iniciantes, a única restrição é você se sentir confortável, manter a coluna ereta para manter a frequência energética, ombros e braços relaxados, pernas cruzadas, você pode até se apoiar em uma parede se preferir e manter os olhos fechados para a interiorização e a atenção acontecer com mais facilidade.

dicas para começar a meditar

3- Concentre-se em sua respiração

Quando estiver em um horário ideal, num ambiente quieto e com a postura correta, é a hora de começar a prática.

Feche os olhos, relaxe e concentre-se profundamente em qualquer aspecto de sua respiração. Quando nos concentramos apenas nela, conseguimos nos livrar de outros pensamentos automaticamente.

Quando falo em focar em qualquer aspecto da respiração, estou me referindo que podemos nos concentrar em seu som, ou em como nossos pulmões se expandem e até pela maneira em que o ar entra pelo nosso nariz. Fica a critério de cada um.

Uma dica para deixar a sua prática mais relaxada, é fazer um sorriso leve no rosto, isso melhorará nossa experiência, trazendo mais paz interior.

4 – Coloque um despertador para finalizar

No início, você pode encontrar algumas dificuldades em se concentrar por muito tempo, isso é mais do que normal. Por isso, indico que comece a prática aos poucos, com sessão de 5 minutos diárias por exemplo.

Fique na posição correta, coloque um despertador para você saber a hora de finalizar, e aumente gradualmente esse tempo, mas sempre respeitando o seu ritmo, até chegar no período de 30 minutos ou mais.

Meditar faz parte de um processo contínuo, logo iniciantes vão perceber que se concentrar profundamente não é tão simples quanto parece. Mas não se fruste, continue a praticar diariamente, que você irá aos poucos, perceber o seu desenvolvimento interno.

E você, já começou a meditar?

Beijos!

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *